out

14

Dia 14 - Sábado - 22h

PiraDores a Festa

Local: Dores do Turvo

Dia 01 - Domingo - 20h

ANIVERSÁRIO DE VIÇOSA

Local: PARQUE DE EXPOSIÇÕES

Dia 23 - Sábado - 23h30

FESTA PRIVADA

Local:

Institucional

 

BARTUCADA DE DIAMANTINA

Samba, Suor e Alegria

 

A Associação Recreativa dos Amigos de Diamantina é resultado da união de amigos que se encontravam rigorosamente nos carnavais na cidade de Diamantina para se divertirem ao som do próprio batuque.

No decorrer de décadas foi idealizada e mantida pelos fundadores que, conscientes das dificuldades do mercado cultural no Brasil, decidiram se unir e contribuir para a realização do Carnaval em Diamantina, apresentando-se na festa popular ano a ano desde sua fundação.    

A real missão da Bartucada é difundir a cultura carnavalesca e ampliar o acesso do público em geral a essa manifestação cultural musical, contribuindo não só para a disseminação do patrimônio imaterial, mas para a formação do ser humano através do acesso à cultura.

Formada pela união de um grupo de amigos e familiares diamantinenses, a Bartucada nasceu no carnaval de 1972. Foi nessa época que um grupo de jovens começava a batucar nas portas do Clube Acayaca de Diamantina,  no momento que o baile de carnaval oficial da cidade terminava. A festa saía dos salões dos Clubes e invadia as calçadas das ruas.
Esse grupo de amigos cresceu, o público aumentou e a Bartucada se transformou numa das maiores atrações de carnaval do interior mineiro.

Hoje a banda é composta por 200 integrantes voluntários, que participam dos shows da banda pelo prazer de tocar e fazer parte desta grande confraria.

A Bartucada segue sendo uma das maiores atrações do carnaval de Diamantina. Seu estilo musical da Bartucada é muito peculiar, todos os gêneros musicais são entoados em ritmo de samba e bateria. Esta mistura caracteriza a batida única da Bartucada no seu segmento.

COMO SER UM BARTUQUEIRO
Primeiramente, para ser um bartuqueiro deve-se ter espírito de cooperação. Entender as diferenças e peculiaridades do grupo e se mostrar solidário. Respeitar a tradição e acolher o contemporâneo. Saber que a banda lhe servirá como um momento de confraternização e alegria.

Após entender o espírito do grupo, o pleiteante à Bartuqueiro deve freqüentar os shows da banda, como público comum. Depois de se mostrar conhecido, deverá ser indicado por um bartuqueiro e ser apresentado a um dos instrumentos da banda, tocando com a banda durante os eventos, ainda como público.

Desta forma, vai “batalhando” a sua vaga. Uma vez já enturmado com os integrantes da banda, o pleiteante se torna um convidado e seguindo as etapas, poderá se tornar um pré-iniciante, iniciante e bartuqueiro.

Assim se faz a renovação dos integrantes. 

 

Rua Camapuan, 93 - Alto Barroca

Belo Horizonte - Minas Gerais

contato@bartucada.com.br

(31) 9 8435-6701

 (31) 3234-6718

 

yap'